sexta-feira, 8 de maio de 2015

MÃE: o amor mais puro

O mês de maio é um mês especial. Nessa época do ano, em razão do Dia das Mães, todas as atenções se voltam para as geradoras da vida, aquelas que possuem o amor mais sublime e a devoção mais inimaginável por seus filhos, seus maiores tesouros.
São várias as mães que merecem destaques: as mães do reino animal, a mãe natureza e, é claro, Maria, a mãe de Jesus. Entre as mães do reino animal, constata-se que a ternura pela prole tem origem no instinto de conservação. Logo que os seres gerados apresentam capacidade para cuidar de si mesmos, a tarefa materna está concluída.
"Para a mãe humana, o seu dia comemorativo deve ser visto apenas como uma data convencional, já que o seu dia deve ser celebrado todos os dias do ano. Deixemos de lado o tom materialista da data".
As mães humanas apresentam mais do que um puro instinto de conservação. Seu amor é uma virtude, uma conquista da evolução espiritual, e permanece por toda a vida, num devotamento difícil de encontrar comparações.
Como espíritas, sabemos que os bebês que retornam à vida na Terra não estão começando "do zero" sua jornada evolutiva. São espíritos antigos - às vezes mais antigos que os pais - que trazem uma extensa bagagem espiritual repleta de conquistas, mas também com vários ajustes a serem reparados.
"A mãe, intuitivamente, sabe de suas obrigações sagradas. Tem em mente que o seu papel não lhe foi dado por acaso, que existe um sentido maior na maternidade e um plano divino para o seu e para o espirito do filho".
Como educadoras, psicólogas, médicas, economistas, e tantas outras funções que precisam aprender "na marra", as mães são portos seguros, verdadeiras referências de amor e amparo aos filhos. Lembremos e valorizemos sempre a nobre missão desses seres, que aceitaram   desafio de trazer ao mundo e serem responsáveis por filhos de Deus, ajudando-os em seu progresso espiritual. "Podemos entender que esse amor maior é o mais profundo e o mais puro amor deste mundo".
José Luiz Condotta - Revista Internacional de Espiritismo, maio de 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário